Publicidade
Volkswagen Gol: Diz adeus após 42 anos de história
Após 42 anos a Volkswagen vai encerrar a produção do Gol, anunciando a última edição o “Gol Last Edition”, com apenas mil unidades como forma de celebrar o fim da linha de produção de um dos carro mais vendidos no Brasil. Os modelos Gol e Voyage serão fabricados até o fim de 2022.
O Gol é considerado um clássico da indústria automotiva brasileira, já que é o veículo mais vendido e mais exportado da história do mercado nacional.
Substituto do Fusca
Tudo começou em 1976, quatro anos antes do lançamento oficial do veículo. Foi na década de 70 que a fábrica de Taubaté iniciou as atividades com a produção de peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, a planta iniciou a produção de veículos com a montagem do Passat. Na época, a unidade tinha 1.600 funcionários.
No entanto, foi mesmo no início da década de 80 que a fábrica avançou para uma nova fase no mercado automobilístico, com o início da produção do Gol Geração I motor 1.3, que tinha a missão de substituir o Fusca, outro sucesso da marca.
Essa primeira versão tinha motor refrigerado a ar, câmbio com quatro marchas e duas portas, já que os modelos com quatro ainda não tinham aceitação no mercado brasileiro.
Em 1981, o Gol foi atualizado um motor mais potente de 1,6 litro, que ajudou a fábrica do interior de São Paulo a atingir 100 mil unidades de produção em 1982. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro.
Em 1989, por exemplo, o Gol foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, totalmente desenvolvido em Taubaté. No ano seguinte, a montadora chegou ao marco de um milhão de unidades produzidas na fábrica.
Volkswagen Voyage
O Voyage foi o sedan compacto da Volkswagen baseado no Gol. Foi lançado em 1981 e saiu de linha em 1995, já como modelo 1996, sendo substituído pelo Polo Classic somente em 1997. Em 2008 a Volkswagen anunciou o lançamento da segunda geração do Voyage, também baseado no Gol.
Volkswagen Parati
No início da década de 80, com a construção da nova fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, a Volkswagen do Brasil deu início a produção da chamada Família BX, da qual nasceram os VW Gol, Voyage, Parati e Saveiro. A Parati foi a Station-Wagon da família BX (com motor MD 1.5 – quatro cilindros em linha arrefecidos a agua). O início da produção da Parati ao mesmo tempo marcou o fim da produção da VW Variant II que era um fracasso absoluto de vendas, tendo saído linha no início desse mesmo ano.
Com a mesma mecânica do Voyage, motor refrigerado a água, a Station-Wagon de 2 portas (que só veio ter 4 em 1998) tornou-se a mais vendida no ano de 1984, o posterior ao seu lançamento. Suas linhas retas davam um ar jovial, que conquistou os jovens “Geração Rock In Rio”. Suas vendas deslancharam em 1984, quando atingiu a sétima posição entre os mais vendidos, deixando para trás as mais tradicionais do mercado: Chevrolet Marajó, Fiat Panorama e a Ford Belina, que competia com as grandes e com as pequenas.
Em 30 de junho de 2012 a Volkswagen anunciou o fim da produção da perua, a fim de abrir espaço para o Volkswagen SpaceFox, seu sucessor natural. As últimas unidades, fabricadas naquele mês, foram entregues até Agosto aos revendedores.
Volkswagen Saveiro
A Saveiro foi Lançada em 1982 também pertencente a família BX com motor boxer 1.6 refrigerado a ar. O nome foi inspirado em uma embarcação nordestina que transporta passageiros e carga fazendo jus a funcionalidade do carro.
Até hoje são muito procuradas e valorizadas as adaptações feitas por proprietários com o motor 1.6, visto que seu consumo é muito baixo (atingindo 20 km/l na cidade). Há versões desta também com cabine dupla feita por concessionárias.
Gol Bolinha e motor Flex
Em setembro de 1994, foi lançado o modelo G2, mais conhecido com Gol Bolinha e considerado uma segunda geração do modelo. Foi considerado uma grande evolução por garantir mais segurança, mais espaço e menos barulho.
Já em 2003, o carro foi responsável por uma nova inovação no mercado brasileiro com o lançamento do Gol Total Flex, primeiro veículo com o motor flex.
Gol Last Edition
Como forma de celebração ao fim da linha de produção de um dos carros mais vendidos no Brasil desde que foi lançado, em 1980, a Volkswagen anunciou o Gol Last Edition.
Trata-se de um Esportivo e com uma única cor – vermelho com detalhes em preto – o novo produto da fabricante alemã ainda não tem data para chegar ao mercado, mas serão vendidas apenas mil unidades do modelo, sendo 650 no Brasil e 350 na América Latina.
Comentários