Aumentos Mind
Pesquisar
  • Categorias
    • Arte Urbana
    • Artes Gráficas
    • Cinema
    • Propagandas Clássicas
    • Design
    • Produtos
    • Ilustração
    • Criatividade
    • Collabs
    • Moda
    • Fotografia
    • Comercial de TV
    • Marketing
    • Embalagens
    • Carros
    • automoveis
  • Vídeos
  • Sobre
  • Contato

Publicidade

Você sabe o que é Pantone?

Você sabe o que é Pantone?

 26 de julho de 2022 Artes Gráficas Design Embalagem Identidade Visual Ilustração Produção Gráfica

Utilizada frequentemente na indústria gráfica pelos principais designers e pessoas que trabalham focados na criatividade, a PMS “Pantone Matching System” ou “Escala de Cores Pantone” é uma escala de referencia de cores que tem como ponto positivo sua eficácia e eficiência.

 

 

Escala de Cores Pantone®

a Pantone® é uma empresa com sede em Nova Jersey. Ela é amplamente conhecida por seu sistema de cores PMS (Pantone Matching System), que consiste em um sistema de identificação precisa de cores através da numeração.

A escala de cores Pantone® é composta por um sistema numérico que identifica as cores de tinta com alta precisão, padronização e regularidade. Dessa forma, a intenção de cor de um projeto é transmitida de maneira muito mais confiável, uma vez que as cores não se submetem à subjetividade do ser humano.

A escala Pantone® possibilita a impressão de cores especiais, como metálicas e fluorescentes. Além disso, vale lembrar que a grande maioria das cores Pantone® não pode ser representada pelo sistema CMYK, que produz cores a partir da mistura de quatro pigmentos. Ou seja, as cores Pantone® são pigmentos únicos, que garantem uma fidelidade maior de cor nas impressões gráficas.

Em resumo, enquanto a escala CMYK trabalha com a mistura de quatro cores, a escala Pantone® se trata de cores exatas, cores prontas e impressas fora da composição CMYK. Por isso, para utilizar uma cor da escala Pantone® é preciso comprar a tinta correspondente e seguir à risca o guia de fórmulas.

 

Código de Cores Pantone®

Geralmente, as cores são representadas por códigos que possuem três a quatro números e uma letra. São elas:

  • C: Coated (revestido). Significa que o papel utilizado na impressão possui um revestimento especial;
  • U: Uncoated (não revestido). O papel utilizado não possui revestimento diferenciado;
  • M: Utilizado em impressões feitas em papéis foscos.

Existem milhares de cores que possuem seu código específico. Por exemplo:

O Pantone® amarelo 101 possui três variantes:

  • 101C: Utilizado em papel couchê;
  • 101U: Usado em papéis normais;
  • 101M: Utilizado em papel fosco.
CMYK Criatividade designers Escala de Cores indústria gráfica Pantone produção gráfica

Comentários

Posts Relacionados

Capas de álbuns famosos da música usando Inteligência Artificial do Photoshop

Capas de álbuns famosos da música usando Inteligência Artificial do Photoshop

Volkswagen cria instalação com a tinta mais preta do mundo para demonstrar perigos do ponto cego

Volkswagen cria instalação com a tinta mais preta do mundo para demonstrar perigos do ponto cego

As “bolinhas” da Yayoi Kusama invadem as lojas da Louis Vuitton

As “bolinhas” da Yayoi Kusama invadem as lojas da Louis Vuitton

Post Anterior Hellmann’s abri hamburgueria em São Paulo
Próximo Post Coca-Cola Marshmello, a novo sabor de Coca-Cola Creations
Google News

Publicidade

Séries

  • Histórias das Marcas
  • Propagandas Clássicas

Publicações Recentes

Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone
Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone Design, Moda, Pantone, Pintura,
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt Automóveis, Campanha, Carros, Citroën, Comercial de TV, Criatividade, Humor, Marcas, Marketing, Propaganda, Publicidade, Tecnologia,
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade Artes Digitais, Bebidas, Campanha, Celebração, Coca-Cola, Comercial de Natal, Comercial de TV, Criatividade, Cultura Pop, Fim de Ano, Inteligência Artificial, Marcas, Marketing, Propaganda, Propagandas Clássicas, Publicidade, Refrigerantes,
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank Aplicativos, Campanha, Collab, Comercial de TV, Cultura Pop, Entretenimento, Famosos, Finanças, Humor, Instituições Financeiras, Nubank, Propaganda, Séries, Televisão,
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino Animação, Campanha, Celebração, Cinema, Crianças, Criatividade, Cultura Pop, Curta-metragem, Disney, Disney Animation, Entretenimento, Festa, Fim de Ano, Natura,

Categorias

  • Arte Urbana
  • Artes Gráficas
  • automoveis
  • Carros
  • Cinema
  • Collabs
  • Comercial de TV
  • Criatividade
  • Design
  • Embalagens
  • Fotografia
  • Ilustração
  • Marketing
  • Moda
  • Produtos
  • Propagandas Clássicas

Publicidade

Aumentos Mind

Inspirações sobre design, publicidade, internet, artes gráficas, criatividade e interatividade.

Categorias

  • Design
  • Produtos
  • Ilustração
  • Artes Gráficas
  • Criatividade

Links

  • Quem Somos
  • Vídeos
  • Contato
Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao autor. 2010-2025© | Política de Privacidade.