Publicidade
Shellmets, os capacetes feitos com resíduos de conchas de vieiras
As vieiras (são uma espécie de molusco que vive dentro de uma concha) da ilha de Hokkaido, no norte do Japão, são consideradas algumas das melhores do mundo. Famosa pelo tamanho e sabor, a produção de vieiras gera 40 mil toneladas de conchas descartadas na região, que podem causar contaminação do solo se deixadas no solo.
TBWA\Hakuhodo e a Koushi Chemical Industry desenvolveram um produto que faz uso das conchas de vieiras descartadas para criar um material durável o suficiente para proteger as cabeças humanas, reduzir o desperdício , e proteger o ambiente local apelidado de “Shellstic”.
As cascas das vieiras são limpas e processadas, depois combinadas com plástico reciclado para criar um material chamado “Shellstic”.
O Shellmet foi projetado para ser usado como capacete de bicicleta e capacete de segurança utilizando o Shellstic (composição com base de resíduos de vieiras e plástico) como base da sua composição. O Shellmet também apresenta sulcos inspirados em vieiras, tornando-os até 30% mais fortes do que os designs convencionais, pois as conchas de vieiras consistem principalmente em carbonato de cálcio, proporcionando resistência e durabilidade para o Shellstic.
Comentários