Aumentos Mind
Pesquisar
  • Categorias
    • Arte Urbana
    • Artes Gráficas
    • Cinema
    • Propagandas Clássicas
    • Design
    • Produtos
    • Ilustração
    • Criatividade
    • Collabs
    • Moda
    • Fotografia
    • Comercial de TV
    • Marketing
    • Embalagens
    • Carros
    • automoveis
  • Vídeos
  • Sobre
  • Contato

Publicidade

Psicologia das fontes – Você sabe o que é Tipografia?

Psicologia das fontes – Você sabe o que é Tipografia?

 13 de junho de 2022 Design

A tipografia no design gráfico tem enorme importância, tanto quanto as imagens, formas e cores. Sendo um dos mais importantes elementos comunicadores dos anúncios e marcas.

Grandes marcas utilizam apenas da tipografia como logo, por exemplo a Coca Cola, Google, Facebook e etc.

A escolha da tipografia é muito mais que optar por algo bonito e moderno, ela tem o poder de transmitir os valores e o posicionamento da empresa, despertando sentimentos que remetem ela ao seu público, por isso a importância de um estudo aprofundado.

Tipografia

A palavra tipografia significa “impressão de tipos” conhecida popularmente como “fontes”. Atualmente esse significado é menos usado, pois com o avanço do design digital o conceito “tipografia” passou a envolver toda criação e aplicação dos caracteres, desenhos com palavras etc. Seja digital ou impresso.

 

Com serifa

 

As com serifa são fontes com linhas nas extremidades, dão a ideia de um texto mais fluido que facilita a diferenciação das palavras, dando maior continuidade ao texto e evitando o cansaço visual. São as mais adequadas para livros, jornais, e para impressos com textos muito longos.

As fontes com serifa transmitem: confiança, tradição, seriedade.

 

Sem serifa (também conhecida como Sans Serif)

As sem serifa têm a aparência mais simples e moderna, sem as linhas nas extremidades. São de melhor utilidade quando a letra tem tamanho menor. Ela é mais adequada para títulos, chamadas e em textos digitais, como blogs, sites e etc.

As fontes sem serifa transmitem: modernidade, juventude, minimalismo.

 

Cursivas (também conhecidas como script)

São fontes que parecem ser escritas à mão.

As fontes cursivas transmitem: delicadeza, artesanal, elegância, simpatia.

 

Display

A tipografia display consiste nas fontes de letras mais artísticas, que não podem ser classificadas em nenhum dos tipos anteriores. Esse tipo de fonte possui letras mais enfeitadas, podendo trazer símbolos e figuras no lugar do alfabeto às vezes.

 

Famílias Tipográficas

 

As fontes de letras podem se encaixar em uma determinada família, tendo como principal aspecto determinante para esta classificação o desenho da fonte. No entanto, as fontes participantes de uma mesma família possuem variações, tais como a espessura, altura, inclinação e outros detalhes. Sendo assim, as principais variações em uma família tipográfica são: Light; Regular; Bold; Extra Bold; Itálico; Condensado; Estendido.

 

Design Gráfico Fontes Fontes Tipográficas Psicologia das Fontes Tipografia

Comentários

Posts Relacionados

Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone

Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone

Ferrari F80: O Hipercarro que Redefine o Futuro da Velocidade

Ferrari F80: O Hipercarro que Redefine o Futuro da Velocidade

Uma Nova Era para o Mac Mini: Potência Compacta e Sustentabilidade em Alta

Uma Nova Era para o Mac Mini: Potência Compacta e Sustentabilidade em Alta

Post Anterior As artes de cultura pop de Flore Maquin
Próximo Post Volkswagen Electrifying Movies – Mobilidade sustentável para todos
Google News

Publicidade

Séries

  • Histórias das Marcas
  • Propagandas Clássicas

Publicações Recentes

Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone
Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone Design, Moda, Pantone, Pintura,
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt Automóveis, Campanha, Carros, Citroën, Comercial de TV, Criatividade, Humor, Marcas, Marketing, Propaganda, Publicidade, Tecnologia,
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade Artes Digitais, Bebidas, Campanha, Celebração, Coca-Cola, Comercial de Natal, Comercial de TV, Criatividade, Cultura Pop, Fim de Ano, Inteligência Artificial, Marcas, Marketing, Propaganda, Propagandas Clássicas, Publicidade, Refrigerantes,
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank Aplicativos, Campanha, Collab, Comercial de TV, Cultura Pop, Entretenimento, Famosos, Finanças, Humor, Instituições Financeiras, Nubank, Propaganda, Séries, Televisão,
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino Animação, Campanha, Celebração, Cinema, Crianças, Criatividade, Cultura Pop, Curta-metragem, Disney, Disney Animation, Entretenimento, Festa, Fim de Ano, Natura,

Categorias

  • Arte Urbana
  • Artes Gráficas
  • automoveis
  • Carros
  • Cinema
  • Collabs
  • Comercial de TV
  • Criatividade
  • Design
  • Embalagens
  • Fotografia
  • Ilustração
  • Marketing
  • Moda
  • Produtos
  • Propagandas Clássicas

Publicidade

Aumentos Mind

Inspirações sobre design, publicidade, internet, artes gráficas, criatividade e interatividade.

Categorias

  • Design
  • Produtos
  • Ilustração
  • Artes Gráficas
  • Criatividade

Links

  • Quem Somos
  • Vídeos
  • Contato
Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao autor. 2010-2025© | Política de Privacidade.