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Os dez melhores design de produtos de todos os tempos
O quê é Design
O design é uma atividade definidora da vida contemporânea. Como filmes e rock, é exclusivo da civilização contemporânea. E os melhores designs mudam as coisas para sempre.
As pessoas costumam dizer que “tudo foi projetado”. cadeiras, carros e prédios não surgem por acaso, mas se assim for, roubam do conceito qualquer vestígio de significado. Como Jonathan Ive, da Apple, o designer mais valioso do mundo hoje, diz:
“o design tem a ver com o cuidado e a atenção especiais que são dedicados aos produtos de sucesso.”
A palavra design vem do italiano “disegno” que significa desenho, mas com um propósito. Trata-se de tornar as coisas comuns mais práticas, mas também mais bonitas. Mas embora a ideia possa remontar ao Renascimento, nossa noção contemporânea de design é resultado da Revolução Industrial, quando a produção em massa tornou a multiplicação de ideias uma realidade e a cultura de consumo substituiu a alta cultura como força dominante nos assuntos humanos.
Um ótimo design é mais do que produtos de boa aparência. Tem o poder de moldar a forma como experimentamos a vida.
O Design como forma de expressão humana
O design tem seu lugar na história como outras grandes inovações humanas. Como a sistemática Organização do Pensamento que começou com o tipo móvel de Gutenberg de 1450 e se desenvolveu na Teoria da Informação de Claude Shannon de 1948,tornando possível a era do computador. A Industrialização da Energia, com o primeiro “motor” de Newcomen de 1712, evoluindo para a corrente AC de Nikola Tesla de 1888, onde pela primeira vez, a energia poderia ser distribuída longe de sua fonte.
Mas foi o Desejo do Consumidor que fez a economia passar de subsistência, como fez o Ocidente no século XIX, para que as pessoas comprarem coisas não para sobreviver, mas para se expressar: Quando o desejo superou a necessidade.
Uma parte da tarefa do designer é lidar com necessidades e antecipar desejos. O design tem que ser prático, mas também deve haver poesia e visão. Contemplando o milagre que foi o Citroen DS no Salon de l’Automobile de 1955 em Paris, o filósofo Roland Barthes suspirou que era “o melhor mensageiro de um mundo superior à Natureza”. Você poderia dizer que o design é apenas isso: uma cultura artificial que suprime as deficiências do mundo natural. A natureza nunca projetou uma mala.
Design não é o mesmo que inovação tecnológica: quando os irmãos Wright decolaram em 1903, era aeronáutica. Tampouco se deve confundir design com invenção inspirada: a caneta esferográfica de Laszlo Biro foi o resultado de ajustes incansáveis e de um fascínio peculiar por tinta à base de óleo. Mas o que os designers fazem é interpretar tecnologia e invenções, tornando-as úteis e atraentes para os consumidores. Assim, um exuberante Cadillac rosa de 1959 poderia ser duvidoso como exercício tecnológico e certamente não empregava invenções, mas como exercício de design de consumo era supremo.
Os 10 melhores designs de produtos de todos os tempos
10 – Iphone – A convergência de computador e telefone
Designer: Jonathan Ive
Ano: 2007
As pessoas falavam sobre a integração de telefones e computadores na década de 1970, mas isso não aconteceu até que Steve Jobs assim o quis.
O iPhone de 2007 mudou a forma como pensamos e nos comportamos. Mas nunca teria sido tão rapidamente aceito se Jonathan Ive não tivesse feito um trabalho tão superlativo de seu design. Com franco reconhecimento a Dieter Rams e ao design alemão da década de 1950, usando o conhecimento de técnicas artesanais adquiridas de seu pai ourives, o superlativo iPhone de Ive foi o principal ícone de uma nova religião. É modesto, mas monumental: nada precisa ser acrescentado, nada precisa ser retirado. Simplesmente Perfeito.
09 – Sony Walkman – O objeto que redefiniu a música pessoal
Designer: Nobutoshi Kihara
Ano: 1979
Uma obra-prima do pensamento excêntrico japonês: um gravador que não grava. Apesar de ser um produto analógico, o Walkman previu um pouco do teatro pessoal da iminente revolução digital. Foi o acessório definidor da década do “eu”, um instrumento para definir o espaço pessoal. Sua miniaturização meticulosa inspirou-se na tradição japonesa.
“Walkman” tornou-se o sinônimo da categoria. Você não queria um toca fitas portátil, mas sim um Walkman.
08 – Brompton bike – Nenhuma bicicleta é tão inteligente quanto esta
Designer: Andrew Ritchie
Ano: 1981
Algumas bicicletas tinham um design quase tão perfeito que permaneceram essencialmente inalterado e incontestável até Andrew Ritchie registrar sua patente para a bicicleta Brompton em 1979.
A Brompton foi a primeira bicicleta dobrável de sucesso, sendo sua portabilidade e compacidade as primeiras vantagens significativas no design de bicicletas em um século. Sem teoria, sem computadores e com o típico empirismo britânico, Ritchie desenvolveu a geometria complexa em sua mesa de cozinha. Quase 40 anos depois, o Brompton não tem rivais.
07 – Satélite Sputnik – Por que o primeiro satélite parecia tão atraente?
Designer: Sergei Korolev
Ano: 1957
A corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética foi o grande espetáculo teatral da Guerra Fria.
Mas a tecnologia não é neutra, principalmente quando está a serviço dos interesses nacionais. De seu QG em Star City, o guru espacial da União Soviética, Sergei Korolev, queria que seu primeiro satélite em órbita não apenas realizasse órbitas elípticas da Terra, mas também tivesse uma boa aparência.
Isso era tecnologia como arte performática. O Sputnik foi o resultado: uma esfera leve de 23 polegadas com quatro antenas à direita que continua sendo um símbolo inesquecível das viagens espaciais.
06 – Bagagem de Viagem Rimowa – Quem teria pensado que você poderia reinventar a bagagem?
Designer: Rimowa
Ano: 1950
Em 1919 Hugo Junkers lançou o F13, o primeiro avião todo em metal. Era tecnicamente avançado em todos os sentidos, e a fuselagem e as asas de duralumínio caneladas davam uma expressão marcante a essa modernidade.
Em 1950, a Rimowa, o acrônimo de Richard Morszeck Warenzeichen, originalmente um fabricante de baús de madeira do tamanho de um sarcófago, introduziu malas de alumínio com flautas que, no início das viagens aéreas populares, evocavam artisticamente o avião Junkers.
Desde então, o Rimowa tornou-se um padrão mundial de bagagem, “federleicht und stabil” (leve e estável). Seu design foi refinado, mas permanece essencialmente inalterado. É um exemplo perfeito da excelência alemã em engenharia e fabricação.
05 – Cadeira CH24 – A cadeira perfeita
Designer: Hans J. Wegner
Ano: 1949
Hans Wegner era filho de um humilde sapateiro, que trouxe ideias artesanais para o design de cadeiras. Se algum indivíduo representa o moderno dinamarquês, uma religião calmante de meados do século, de design de interiores cuidadoso, é Wegner.
O CH24, exibido pela primeira vez em 1949, foi sua primeira colaboração com o fabricante de Copenhague Carl Hansen. Inspirado em antigas fotografias de comerciantes dinamarqueses sentados em cadeiras da dinastia Ming, o CH24 tornou-se um padrão mundial.
04 – Copo de café Duralex Picardie
Designer: Duralex
Ano: 1927
Os franceses são especialmente bons no chique vernacular, ou em fazer coisas comuns extraordinariamente bem. O copo de café Duralex Picardie é inquebrável em todos os sentidos: o vidro temperado torna-o notavelmente resistente e, porque transcende a moda, não é vulnerável a substituição de moda.
Embora a Picardia canelada tenha surgido no auge do modernismo em 1927, seu design sugere a moda dos copos do século XVIII. O Picardie vem em tamanhos diferentes, é bom de segurar, simplesmente, impossível de melhorar.
03 – Rádio Gravador Braun SK4 – O grande símbolo da Braun
Designer: Dieter Rams (com Hans Gugelot)
Ano: 1956
O grande símbolo do Wirtschaftswunder, o “milagre econômico” da Alemanha, foi a companhia elétrica Braun de Frankfurt.
Um funcionário em especial era o jovem marceneiro chamado Dieter Rams que, em 2017, foi considerado um dos maiores designers de produtos de todos os tempos. Rams, canalizando a racionalidade da Bauhaus pré-guerra, tornou-se, primeiro, o mestre da caixa branca, depois, segundo, o mestre da caixa preta. A era eletromecânica não tinha monumento melhor do que seu toca-discos SK4 de 1956: lúcido, bem proporcionado, bonito, desejável.
Ficou conhecido como Schneewittchenssarg, ou “caixão da Branca de Neve”, por causa de sua tampa translúcida.
02 – Câmera Fotográfica UR Leica – A câmera que tornou o fotojornalismo possível
Designer: Oskar Barnack
Ano: 1923
Antes da Leica, as câmeras sérias eram mais aparelhos industriais do que acessórios pessoais. Eles usavam chapas fotográficas desajeitadas e precisavam do apoio de tripés volumosos.
Oskar Barnack mudou isso. Ele era um fotógrafo perspicaz que, como asmático, achava impossível a parafernália pesada. Assim, em 1923, ele criou cassetes compactos de filme de 35 mm emprestados de câmeras de cinema, permitindo múltiplas exposições.
Ele deu as lentes intercambiáveis da Leica. Era tecnicamente requintado, mas também leve, modular e portátil, tornando possível o fotojornalismo moderno.
01 – Garrafa da Coca-Cola – A embalagem mais bem sucedida de todos os tempos
Designer: Alexander Samuelson
Ano: 1915
Grandes designs surgem, primeiro, de grandes ideias e de grandes inspirações. Em 1915, a Coca-Cola Company queria uma garrafa única para separar seu produto da concorrência e decidiu que uma forma reconhecível no escuro criaria uma valiosa autonomia comercial.
A famosa garrafa, que pode reivindicar ser a embalagem de maior sucesso de todos os tempos, foi inspirada nos ingredientes: imagens da noz de cola e folhas de coca foram retiradas da Enciclopédia Britânica. Eles foram sintetizados em uma forma que também sugere uma forma feminina curvilínea não por um grande designer, mas por Alexander Samuelson, um engenheiro sueco que vivia nos Estados Unidos.
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