Publicidade
Nike Swoosh: 40 anos de uma das logos mais famosas do mundo
A origem da logo da Nike surgiu quando Phil Knight, fundador da empresa queria diferenciar o seu produto personalizado daqueles que estavam sendo importando de Onituska no Japão. Knight solicitou uma nova logo para uma estudante de design gráfico que conheceu na Portland State University.
Em 1969, a estudante, Carolyn Davidson, foi abordada por Knight e ofereceu US$2 por hora para fazer trabalhos de design gráfico para seu negócio na época chamado de Blue Ribbon Sports.
Em 1971 Phil Knight decidiu mudar o nome da Blue Ribbon Sports para Nike. A premissa era clara: a nova marca deveria transmitir o conceito de movimento . Para verificar se o logotipo funcionava nos tênis, a designer desenhou seus esboços em papel de seda que ela sobrepôs nos tênis
Davidson apresentou vários esboços incluindo um dos famosos swoosh, que foi o desenho de eleição, embora sem muito entusiasmo. A inspiração por trás do símbolo: as asas da deusa grega da vitória, Nike, e a representação da velocidade.
Na época ela recebeu $35 que depois viria se se tornar uma das marcas mais poderosas do mundo.
Uma década depois, a empresa reconheceu o trabalho de Davidson no sucesso da empresa. Como resultado, seus líderes a presentearam com várias ações e um anel Swoosh durante uma homenagem surpresa.
Comentários