Publicidade
M&M’s a historia de um dos mais famosos confeitos de chocolate do mundo
M&M’s é uma marca pertencente a Mars e são pequenos pedaços de chocolate ao leite recobertos por uma camada de açúcar. A marca é mundialmente conhecida pelos “M&Ms falantes” que aparecem nos comerciais de televisão.
Um produto feito para os soldados americanos
Os M&M’s foram criados quando Forrest Mars viu soldados espanhóis comerem pedaços de chocolate cobertos de açúcar para que o chocolate não derretesse nos dedos, durante a Guerra Civil Espanhola .Foi então que em 1941 que os primeiros M&M’s foram vendidos nos Estados Unidos ao esforço de guerra americano. Na altura em que os americanos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados recebiam do exército estes snacks devido à sua conveniência de transporte em qualquer clima.
O nome M&M’s surgiu de “Mars & Murrie” (o parceiro de negócios de Mars era Bruce Murrie, filho de William Murrie, rival de William S. Hershey). Os M&M’s viraram um grande sucesso comercial, na época, era comum as barras de chocolate derreterem, mas os M&M’s não derretiam devido ao seu revestimento de açúcar.
Surgimento da marca e o sucesso comercial
O que era inicialmente um chocolate para os soldados, passou a ser comercializado ao público em geral apenas no final dos anos 1940. Em 1948, a embalagem se transformou para o característico saquinho marrom que conhecemos até hoje. No entanto, somente nos anos 1950, que o “M” que conhecemos foi estampado no confeito – inicialmente em preto e apenas em 1954 tornou-se branco.
Em 1954, o sabor de amendoim foi introduzido. Naquele mesmo ano, os personagens da marca e o slogan “The milk chocolate melts in your mouth, not in your hand” (em português, “O chocolate ao leite que derrete na sua boca, não na sua mão”) foram registrados.
Os doces possuíam originalmente seis cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, castanho e violeta (os de amendoim possuíam as mesmas cores, exceto o violeta).
O vermelho foi eliminado da mistura na década de 1970 por causa de preocupações se o corante usado era saudável. Apesar de que os M&M’s não possuíam este tipo específico de corante, os vermelhos foram removidos do produto, para satisfazer os consumidores. Em 1987, o vermelho voltou à tradicional mistura de cores, atendendo a intensos pedidos dos consumidores. A cor violeta também foi retirada da mistura e foi trocada por dourado em 1949, mas esta cor não era muito popular e também foi retirada das opções.
Em 1993, a Mars fez uma pesquisa com os consumidores nos Estados Unidos perguntando que cor eles preferiam que fosse introduzida: azul, rosa ou roxo. O azul ganhou e foi adicionado um tempo depois. Na mesma época, M&M’s novos foram disponibilizados em lojas especializadas em 24 cores diferentes.
Em Junho de 2004, o M&M’s ganhou mais fama quando o piloto da SpaceShipOne, Mike Melvill, abriu um pacote da marca ao atingir a fronteira do espaço, mostrando a leveza do ar enquanto os pedaços flutuavam na cabine.
Evolução da marca
Sabores
Os mais populares sabores de M&M’s são os de chocolate ao leite e amendoim. Existem outros sabores como de amêndoa, crispy, manteiga de amendoim, chocolate branco, chocolate amargo, menta, doce de leite e café. Existe ainda a versão “mini” de chocolate ao leite e chocolate branco. A marca também é utilizada em outros produtos como panetone, sorvetes e sobremesas.
Personagens
Em 2022, A M&M’s atualizou o aspecto e as personalidades das suas mascotes para criar um mundo onde todos sintam que pertençam. A marca passa a incluir uma visão mais moderna das personagens, assim como personalidades mais diferenciadas para sublinhar a importância da autoexpressão e o poder da comunidade. O tom de pele das mascotes será mais neutro e o tom de voz “mais inclusivo, acolhedor e unificador”, preservando a sua natureza brincalhona.
Lojas
Em 1997 os personagens multicoloridos M&M’s transcenderam o mundo das embalagens dos confeitos de chocolate para praticamente ganharem vida com a inauguração da M&M’s World, primeira loja temática da marca localizada na cidade de Las Vegas, estado americano de Nevada.
A loja, além de vender produtos da marca M&M’s, tinha atrações imperdíveis como um filme em 3D de 7 minutos de duração que narrava a aventura da confecção do chocolate M&M’s chamado “Vermelho perde um“, e uma enorme réplica de um automóvel da categoria Nascar, espécie de stock-car americano, pintado nas cores e com os personagens da marca. Esta experiência comercial única apresentava todas as cores e a alegria dos personagens com um merchandising todo especial da marca, comercializando desde camisetas, cuecas e jaquetas até vestidos, joalheria e mobília de design diferenciado.
Em 2002, foi a vez de um dos endereços mais famosos do mundo, a badalada e moderna Times Square em Nova York, ganhar sua M&M’s World. Com mais de 2.000 metros quadrados repletos de todo tipo de produto da marca, a enorme loja vangloriava-se de ter a maior exposição de M&M’S do mundo, além dos clientes se divertirem preparando seus saquinhos do famoso confeito com uma enorme variedade de cores a sua disposição.
Hoje em dia, crianças e adultos fazem fila para analisar a cor de seu humor em um sensor, localizado no segundo andar, onde também é possível ver a enorme personagem verde, de mais de seis metros de altura, caracterizada de Estátua da Liberdade.
Comentários