Publicidade
Microlino Lite, O microcarro elétrico barato que não precisa de habilitação
A empresa suíça Micro, famosa por seu adorável Microlino, surpreendeu os visitantes do Salão Automóvel de Genebra ao apresentar uma versão Lite do seu icônico modelo. Destinada a ser conduzida em alguns países europeus por jovens a partir dos 14 anos de idade (ou 16 em Portugal) com licença de ciclomotor, essa versão reduz a velocidade máxima para 45 km/h, metade da versão padrão do Microlino. A estratégia da marca visa conquistar o interesse de moradores urbanos em busca de uma alternativa mais prática de locomoção, mantendo a conveniência de um veículo compacto.
O Microlino Lite mantém o mesmo design monobloco característico de seu irmão mais velho, com dimensões compactas de 2,5 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,5 metro de altura. Além disso, seu peso leve de cerca de 600 kg o torna ágil nas ruas da cidade. Com uma potência de até 9 kW e uma bateria modesta de 5,5 kWh, o veículo pode percorrer até 100 km com uma única carga (ou 177 km na versão com bateria maior de 11 kWh), tornando-o ideal para deslocamentos urbanos.
A recarga do Microlino Lite varia de duas a quatro horas, dependendo da capacidade da bateria, utilizando um carregador Tipo 2 de 2,2 kW. Equipado com um teto solar e um porta-malas de 230 litros, este microcarro de dois lugares oferece praticidade e conforto. Fabricado em Torino, na Itália, o Microlino Lite estará disponível em azul ou cinza, com opções de personalização interior, incluindo couro vegano, banco de veludo, bolsos laterais, alto-falante Bluetooth e suporte para smartphone.
Quanto ao preço e à disponibilidade, o Microlino Lite será oferecido por assinatura a partir de 156 euros por mês, equivalente a pouco mais de R$ 840, no plano de 5.000 km/ano por 48 meses. As pré-encomendas já estão disponíveis desde segunda-feira, com as primeiras entregas previstas para o início do verão europeu, em junho.
Embora a lista de países para o lançamento ainda não tenha sido divulgada pela Micro, os EUA devem ser os próximos da lista. Segundo um porta-voz da empresa, o modelo está programado para chegar aos Estados Unidos até o final de 2024, ampliando ainda mais o alcance deste charmoso microcarro elétrico.
Comentários