Aumentos Mind
Pesquisar
  • Categorias
    • Arte Urbana
    • Artes Gráficas
    • Cinema
    • Propagandas Clássicas
    • Design
    • Produtos
    • Ilustração
    • Criatividade
    • Collabs
    • Moda
    • Fotografia
    • Comercial de TV
    • Marketing
    • Embalagens
    • Carros
    • automoveis
  • Vídeos
  • Sobre
  • Contato

Publicidade

Lojas Americanas: Como surgiu a empresa e sua trajetória até o rombo fiscal de 20 bilhões de reais

Lojas Americanas: Como surgiu a empresa e sua trajetória até o rombo fiscal de 20 bilhões de reais

 21 de janeiro de 2023 Coleção E-commerce Eletrônicos Finanças Histórias das Marcas Internet Marcas Marketing

O Inicio da Loja

As Lojas Americanas foram fundadas em 1929 por John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger (americanos) e Max Landesmann (austríaco) e é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 1.700 estabelecimentos.

John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, partiram dos EUA em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana). Porém no navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Durante a visita, perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram voltadas a esse público e decidiram focar nesse tipo de negócio no Brasil.

Sua primeira loja foi inaugurada em Niterói (RJ) e tinha o slogan “menos de 2 mil réis”, inspirado no modelo de “tudo por cinco ou 10 centavos” que fazia sucesso nos Estados Unidos. Ao fim de 1929, a rede já contava com 4 lojas.

Como você já deve imaginar, o negócio deu muito certo ao longo dos ano, evoluiu e se adaptando às novas tendências do varejo, até que, em novembro de 1999, começou a vender seus produtos na internet através do site Americanas.com.

 

Mesmo nome, operações diferentes, inicio do e-commerce

O lançamento da Americanas.com foi um marco, principalmente pelo alto investimento tecnológico necessário para isso. O site ainda posicionou a marca em um novo ambiente e estabeleceu um meio de interação diferenciado com os consumidores, que, a partir daquele momento, podiam comprar produtos e serviços da Lojas Americanas via internet.

Porém, apesar do nome do site fazer uma associação direta às lojas físicas, a Americanas.com possuía uma operação completamente separada, sendo subsidiária da Lojas Americanas.

Fase experimental das operações com canal único de vendas

O lançamento do site no dia 15 de novembro de 1999 foi marcado por uma fase experimental apenas na cidade de Curitiba, com o objetivo de entender toda a rotina do negócio e os procedimentos operacionais necessários.

Unindo esses aprendizados aos diferenciais competitivos da Lojas Americanas, seria possível elaborar uma estratégia de sucesso na internet a nível nacional.

Lançamento nacional da Americanas.com

Em fevereiro de 2000, o site foi lançado para todo o Brasil e contava com os produtos vendidos nas lojas físicas mais algumas linhas de maior valor agregado, otimizando o canal de vendas.

Ao final do ano de lançamento, a empresa já contava com 175 mil clientes e era considerada a operadora de comércio eletrônico mais completa do país, com muita variedade e um dos melhores sistemas de entrega. Além disso, ela já somava reconhecimentos como:

Melhor Site de comércio eletrônico no Brasil(Associação de Mídia Interativa – Prêmio Golden Mouse 2000)
Melhor Site de comércio eletrônico no Brasil (eBit – Gold Medal 2000)
Melhor Loja Online no Brasil 2000 (InfoExame – Melhor Site no Brasil 2000)

 

Os primeiros anos da Americanas.com

O crescimento acelerado e a resiliência do negócio para se adaptar às tendências do varejo e as necessidades dos consumidores se manteve nos anos seguintes. Confira um pouco mais dos primeiros anos do site da Americanas.com.

2002 – As vendas da Americanas.com já representavam 8,7% da venda total da Companhia.

2003 – O site se tornou referência no comércio eletrônico brasileiro e já contava com uma base aproximada de 1 milhão de visitantes únicos, o equivalente a 50% do total dos brasileiros que compravam pela Internet.

2004 – Com 3 milhões de acessos mensais, cerca de 110 mil itens ofertados e liderança em faturamento, o site da Americanas.com se torna oficialmente o maior portal de e-commerce do país.

2005 – Americanas + Shoptime

A aquisição do Shoptime adicionou ao negócio dois novos canais de vendas – TV e catálogo – e ainda trouxe uma nova base de clientes, resultante dos dez anos de mercado da marca.

Além disso, nesse mesmo ano, a Americanas.com foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, o melhor site de comércio eletrônico pela votação do público no Prêmio Ibest e se consolidou como o maior portal em volume de vendas e destino de compras da América Latina.

 

2006 – Criação da B2W 

Em dezembro de 2006, a fusão da Americanas com o Submarino dá vida à B2W (atual americanas s.a.) – Companhia Global do Varejo, que agora reúne três grandes portais de e-commerce: Americanas, Shoptime e Submarino, e se torna a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.

Nessa época, já era evidente a evolução do consumidor, que buscava cada vez mais praticidade e comodidade na hora de realizar as suas compras. Assim, a empresa chegou no momento ideal, trazendo uma maior oferta de produtos e serviços, além de diversas vantagens para esse público, que agora podia adquirir os produtos on-line, por telefone, por catálogos ou até pelo canal de televisão Shoptime.

 

Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar.

Em 2019, a Americanas adotou uma abordagem única na forma de atender seus clientes, também conhecida como Universo Americanas. Ela oferece plataforma física e digital, conta com um motor de inovação para acelerar os negócios e, em todas as suas frentes, busca “realizar sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas”.

Nesse ano, a Companhia também lançou a sua própria operação de Cross Border, a Americanas Mundo, que possibilita que os consumidores comprem produtos de todos os lugares do mundo, criando uma nova frente de crescimento para o marketplace.

 

Americanas Empresas

Em 2016, a Companhia lançou seu primeiro site de vendas corporativas, inicialmente batizado como “B2W Empresas”. Porém, foi apenas em 2019 que o site Americanas Empresas entrou no ar. Reformulado e desenvolvido para aproximar ainda mais os nossos clientes corporativos, o site é completamente focado nas vendas B2B, ou seja, vendas para pessoas jurídicas.

 

Americanas Ao Vivo

No dia 25 de junho de 2020, a Americanas realizou a sua primeira live commerce, uma estratégia que consiste em vender os seus produtos ao vivo e on-line. O modelo de vendas faz um grande sucesso em vários países, especialmente na China, e a Americanas foi a primeira marca a trazer esse formato para o Brasil.

 

Da maior loja online do Brasil para o rombo de 20 bilhões

Atualmente é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 3.800 estabelecimentos por todo o país. Em 2021, a companhia se fundiu com a B2W, empresa do comércio eletrônico que já operava diversas plataformas e deu origem ao conglomerado Americanas S.A., que abrange tanto o comércio físico quanto o virtual.

Com cerca de 43 mil empregados, as Americanas tinham, em julho de 2022, um valor de mercado estimado em R$ 12 bilhões, mas chegou a valer 10 vezes mais na metade de 2020, durante o pico das ações. Em 2015, era a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar.

Porém no inicio de 2023 foram encontradas diversas “inconsistências contábeis” em seu balanço, cuja materialidade pode chegar a R$ 20 bilhões. A descoberta, em uma investigação ainda em caráter preliminar, levou o CEO Sergio Rial e o CFO André Covre a renunciarem ao cargo.

 

 

 

Americanas.com E-commerce Falência Finanças Lojas Lojas Americanas Marcas Varejo

Comentários

Posts Relacionados

Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt

Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt

Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade

Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade

Ferrari F80: O Hipercarro que Redefine o Futuro da Velocidade

Ferrari F80: O Hipercarro que Redefine o Futuro da Velocidade

Post Anterior Apple e a história do Lagarto Morto no IPhone 14
Próximo Post Afeela, a nova linha de carros elétricos da Sony e Honda
Google News

Publicidade

Séries

  • Histórias das Marcas
  • Propagandas Clássicas

Publicações Recentes

Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone
Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone Design, Moda, Pantone, Pintura,
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt Automóveis, Campanha, Carros, Citroën, Comercial de TV, Criatividade, Humor, Marcas, Marketing, Propaganda, Publicidade, Tecnologia,
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade Artes Digitais, Bebidas, Campanha, Celebração, Coca-Cola, Comercial de Natal, Comercial de TV, Criatividade, Cultura Pop, Fim de Ano, Inteligência Artificial, Marcas, Marketing, Propaganda, Propagandas Clássicas, Publicidade, Refrigerantes,
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank Aplicativos, Campanha, Collab, Comercial de TV, Cultura Pop, Entretenimento, Famosos, Finanças, Humor, Instituições Financeiras, Nubank, Propaganda, Séries, Televisão,
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino Animação, Campanha, Celebração, Cinema, Crianças, Criatividade, Cultura Pop, Curta-metragem, Disney, Disney Animation, Entretenimento, Festa, Fim de Ano, Natura,

Categorias

  • Arte Urbana
  • Artes Gráficas
  • automoveis
  • Carros
  • Cinema
  • Collabs
  • Comercial de TV
  • Criatividade
  • Design
  • Embalagens
  • Fotografia
  • Ilustração
  • Marketing
  • Moda
  • Produtos
  • Propagandas Clássicas

Publicidade

Aumentos Mind

Inspirações sobre design, publicidade, internet, artes gráficas, criatividade e interatividade.

Categorias

  • Design
  • Produtos
  • Ilustração
  • Artes Gráficas
  • Criatividade

Links

  • Quem Somos
  • Vídeos
  • Contato
Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao autor. 2010-2025© | Política de Privacidade.