Publicidade
Lojas Americanas: Como surgiu a empresa e sua trajetória até o rombo fiscal de 20 bilhões de reais
O Inicio da Loja
As Lojas Americanas foram fundadas em 1929 por John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger (americanos) e Max Landesmann (austríaco) e é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 1.700 estabelecimentos.
John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, partiram dos EUA em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana). Porém no navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Durante a visita, perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram voltadas a esse público e decidiram focar nesse tipo de negócio no Brasil.
Sua primeira loja foi inaugurada em Niterói (RJ) e tinha o slogan “menos de 2 mil réis”, inspirado no modelo de “tudo por cinco ou 10 centavos” que fazia sucesso nos Estados Unidos. Ao fim de 1929, a rede já contava com 4 lojas.
Como você já deve imaginar, o negócio deu muito certo ao longo dos ano, evoluiu e se adaptando às novas tendências do varejo, até que, em novembro de 1999, começou a vender seus produtos na internet através do site Americanas.com.
Mesmo nome, operações diferentes, inicio do e-commerce
O lançamento da Americanas.com foi um marco, principalmente pelo alto investimento tecnológico necessário para isso. O site ainda posicionou a marca em um novo ambiente e estabeleceu um meio de interação diferenciado com os consumidores, que, a partir daquele momento, podiam comprar produtos e serviços da Lojas Americanas via internet.
Porém, apesar do nome do site fazer uma associação direta às lojas físicas, a Americanas.com possuía uma operação completamente separada, sendo subsidiária da Lojas Americanas.
Fase experimental das operações com canal único de vendas
O lançamento do site no dia 15 de novembro de 1999 foi marcado por uma fase experimental apenas na cidade de Curitiba, com o objetivo de entender toda a rotina do negócio e os procedimentos operacionais necessários.
Unindo esses aprendizados aos diferenciais competitivos da Lojas Americanas, seria possível elaborar uma estratégia de sucesso na internet a nível nacional.
Lançamento nacional da Americanas.com
Em fevereiro de 2000, o site foi lançado para todo o Brasil e contava com os produtos vendidos nas lojas físicas mais algumas linhas de maior valor agregado, otimizando o canal de vendas.
Ao final do ano de lançamento, a empresa já contava com 175 mil clientes e era considerada a operadora de comércio eletrônico mais completa do país, com muita variedade e um dos melhores sistemas de entrega. Além disso, ela já somava reconhecimentos como:
Melhor Site de comércio eletrônico no Brasil(Associação de Mídia Interativa – Prêmio Golden Mouse 2000)
Melhor Site de comércio eletrônico no Brasil (eBit – Gold Medal 2000)
Melhor Loja Online no Brasil 2000 (InfoExame – Melhor Site no Brasil 2000)
Os primeiros anos da Americanas.com
O crescimento acelerado e a resiliência do negócio para se adaptar às tendências do varejo e as necessidades dos consumidores se manteve nos anos seguintes. Confira um pouco mais dos primeiros anos do site da Americanas.com.
2002 – As vendas da Americanas.com já representavam 8,7% da venda total da Companhia.
2003 – O site se tornou referência no comércio eletrônico brasileiro e já contava com uma base aproximada de 1 milhão de visitantes únicos, o equivalente a 50% do total dos brasileiros que compravam pela Internet.
2004 – Com 3 milhões de acessos mensais, cerca de 110 mil itens ofertados e liderança em faturamento, o site da Americanas.com se torna oficialmente o maior portal de e-commerce do país.
2005 – Americanas + Shoptime
A aquisição do Shoptime adicionou ao negócio dois novos canais de vendas – TV e catálogo – e ainda trouxe uma nova base de clientes, resultante dos dez anos de mercado da marca.
Além disso, nesse mesmo ano, a Americanas.com foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, o melhor site de comércio eletrônico pela votação do público no Prêmio Ibest e se consolidou como o maior portal em volume de vendas e destino de compras da América Latina.
2006 – Criação da B2W
Em dezembro de 2006, a fusão da Americanas com o Submarino dá vida à B2W (atual americanas s.a.) – Companhia Global do Varejo, que agora reúne três grandes portais de e-commerce: Americanas, Shoptime e Submarino, e se torna a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.
Nessa época, já era evidente a evolução do consumidor, que buscava cada vez mais praticidade e comodidade na hora de realizar as suas compras. Assim, a empresa chegou no momento ideal, trazendo uma maior oferta de produtos e serviços, além de diversas vantagens para esse público, que agora podia adquirir os produtos on-line, por telefone, por catálogos ou até pelo canal de televisão Shoptime.
Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar.
Em 2019, a Americanas adotou uma abordagem única na forma de atender seus clientes, também conhecida como Universo Americanas. Ela oferece plataforma física e digital, conta com um motor de inovação para acelerar os negócios e, em todas as suas frentes, busca “realizar sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas”.
Nesse ano, a Companhia também lançou a sua própria operação de Cross Border, a Americanas Mundo, que possibilita que os consumidores comprem produtos de todos os lugares do mundo, criando uma nova frente de crescimento para o marketplace.
Americanas Empresas
Em 2016, a Companhia lançou seu primeiro site de vendas corporativas, inicialmente batizado como “B2W Empresas”. Porém, foi apenas em 2019 que o site Americanas Empresas entrou no ar. Reformulado e desenvolvido para aproximar ainda mais os nossos clientes corporativos, o site é completamente focado nas vendas B2B, ou seja, vendas para pessoas jurídicas.
Americanas Ao Vivo
No dia 25 de junho de 2020, a Americanas realizou a sua primeira live commerce, uma estratégia que consiste em vender os seus produtos ao vivo e on-line. O modelo de vendas faz um grande sucesso em vários países, especialmente na China, e a Americanas foi a primeira marca a trazer esse formato para o Brasil.
Da maior loja online do Brasil para o rombo de 20 bilhões
Atualmente é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 3.800 estabelecimentos por todo o país. Em 2021, a companhia se fundiu com a B2W, empresa do comércio eletrônico que já operava diversas plataformas e deu origem ao conglomerado Americanas S.A., que abrange tanto o comércio físico quanto o virtual.
Com cerca de 43 mil empregados, as Americanas tinham, em julho de 2022, um valor de mercado estimado em R$ 12 bilhões, mas chegou a valer 10 vezes mais na metade de 2020, durante o pico das ações. Em 2015, era a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar.
Porém no inicio de 2023 foram encontradas diversas “inconsistências contábeis” em seu balanço, cuja materialidade pode chegar a R$ 20 bilhões. A descoberta, em uma investigação ainda em caráter preliminar, levou o CEO Sergio Rial e o CFO André Covre a renunciarem ao cargo.
Comentários