Publicidade
Fanta, o refrigerante de laranja mais famoso do mundo
Surgimento da Fanta
A Fanta surgiu em 1941 na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. A fabrica da Coca-Cola no país passou a ter dificuldades para receber os produtos do concentrado da Coca-Cola no país, Max Keith, gerente da unidade, incentivou a criação do novo refrigerante. Tudo para não ter de paralisar as atividades da fábrica. Esse refrigerante criado por um químico alemão, de sobrenome Schetelig, tinha cor amarela e leve sabor de maçã, feito de fibras de maçã compradas de uma fábrica de produção de Cidra. Além disso, ele adicionou soro de leite, que sobrava da fabricação de queijos, e açúcar. Ou seja, o refrigerante foi criado com o “resto dos restos”, como Keith contou depois.
Já o nome Fanta surgiu num concurso interno, Joe Knipp, foi um dos funcionários a batizar a Fanta. Para muitos o nome foi retirado da palavra “fantástico” (em alemão “Phantastischen”), que era parecida em muitas línguas e com som e pronúncia semelhantes. A bebida virou uma febre na Alemanha e chegou a ser utilizada inclusive em receitas de doces e bolos. Keith apresentou a bebida para a filial na Holanda ocupada, que assim como a da Alemanha, estava impossibilitada de prosseguir com a produção de Coca-Cola. Diferentemente do refrigerante alemão baseado em maçã, a Fanta holandesa possuía o sabugueiro, uma fruto europeu, como a base do sabor.
A ida da Fanta para a família Coca-Cola
No período pós-guerra, entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela subsidiária italiana da The Coca-Cola Company no dia 29 de abril de 1955 na cidade de Nápoles. Docinho, borbulhante, com gosto de chiclete com suco e de coloração, obviamente, alaranjada, o novo refrigerante não tardaria a fazer sucesso. Pouco depois, em 1958, o produto foi introduzido no mercado japonês. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos no ano de 1959, colocada primeiramente em teste nas cidades de Boston, Chicago e San Francisco, e um ano depois na Argentina.
Em 1960, surgiu a Companhia de Bebidas Fanta, uma divisão da The Coca-Cola Company. Na época, a linha era composta pelos sabores laranja, uva, lima limão e gengibre, além da versão light do refrigerante. Já no Brasil, Fanta foi lançada em 1964 no sabor laranja. Em 1979, Fanta começou a ser vendida na União Soviética, prosseguindo assim a expansão global da marca. Na década de 1980 Fanta foi introduzida em vários novos países e o lançamento de vários outros sabores, sempre baseados em frutas.
A Evolução da Logo
Durante toda sua história o logo da marca foi sendo modernizado ganhando um design arrojado e mais alinhado com o público adolescente, principal alvo da marca. Em 1955 o sabor laranja foi lançado para o mundo e um novo logotipo foi criado pelo designer Raymond Loewy.
Sabores pelo Mundo
A Fanta está presente em 188 países e disponível em mais de 100 sabores diferentes (que variam de país para país), sendo a terceira marca da The Coca-Cola Company em volume de vendas no mundo (estimados US$ 3 bilhões anualmente) e a segunda marca da empresa na filial do Brasil, seu maior mercado consumidor.
Atualmente existem oficialmente mais de 100 sabores diferentes do produto no mundo inteiro, entre normais e versões mix (mistura entre dois ou mais sabores), variando muito de acordo com o país, sua cultura e hábitos. Isto sem contar os sabores que já saíram de linha de produção e as edições limitadas, que permanecem por um período de 6 a 12 meses no mercado. O sabor mais popular do produto é o original de laranja (presente em todos os países e conhecido como Fanta Funky Orange nos países nórdicos e Bélgica), seguido pelo de uva. Existem ainda os sabores de maracujá, morango, maçã, limão, abacaxi (muito popular em Portugal), grapefruit, melão (comum no Japão e Israel), pêssego, pomelo (Argentina e Bélgica), lichia (Camboja), melancia (muito popular na Austrália), frutas vermelhas (comercializada na França), maçã verde (muito popular na China) e guaraná (Brasil).
Fanta Shokata (extremamente popular na Bósnia, Sérvia, Macedônia, Croácia, Albânia, é baseado em um coquetel, bastante tradicional nestes países, que utiliza flores de sabugueiro fermentadas em limonada), Fanta Lactic (sabor leite, muito apreciado em Hong Kong), Fanta Latina (uma mistura de laranja, limão e maracujá), framboesa azul (Austrália), Fanta Kolita (sabor Tutti-Frutti, comercializada no Caribe e muito popular na Costa Rica), Fanta Fruit Punch (sabor ponche de frutas, popular na Indonésia), laranja e chocolate (Austrália) ou misturas como banana e leite (Japão), damasco com pêssego (Polônia), morango e leite condensado (Japão), uva branca e leite (Taiwan), maçã e chá verde (Grécia) e até laranja mentolada (China).
A Fanta no Brasil
A Fanta sabor laranja, foi a que chegou primeiro ao Brasil em 1964. Outra versão do refrigerante que se tornou extremamente popular foi a Fanta Uva, introduzida no mercado brasileiro em 1971. No final desta década, em 1978, foi lançada FANTA sabor limão, que permaneceu no mercado até 1984, quando Sprite foi introduzida em sua substituição. Já a Fanta Guaraná, substituído pelo Guaraná Taí, depois foi introduzido o Guaraná Kuat, mas hoje a Fanta Guaraná esta disponível em vários estados, também foram lançadas várias edições limitadas ou que foram descontinuados: Maçã (lançada em 2002), Citrus (2002), Morango (2003) e Fanta Mix (2004), uma mistura de laranja e tangerina, desenvolvida pela filial brasileira. A mais nova integrante da família é a Maracujá relançada em 2022.
Comentários