Publicidade
Como foi criado o design da garrafa de Coca-Cola?
A garrafa da Coca-Cola é tão popular e universal quanto o seu logotipo, mas como ela ganhou sua silhueta? O design exclusivo da garrafa da Coca‑Cola tem o seu próprio nome: Contour. É assim que um dos ícones mais reconhecíveis da marca é apelidado e que a acompanha desde 1916.
A bebida antes vinha em frascos regulares de corte reto, era difícil distinguir a Coca‑Cola da concorrência antes de a saborear primeiro. Mas, foi o advogado da empresa, Harold Hirsch, que organizou um concurso de design para encontrar a garrafa ideal. A ideal era desenvolver uma garrafa, que uma pessoa pudesse reconhecer apenas com o tato, e que tivesse um formato que, mesmo quebrado, seria identificável com uma rápida olhada.
A vencedora do concurso foi a Root Glass Company, de Terre Haute, que se inspirou na ilustração de uma fava de cacau achada em uma enciclopédia. O design vencedor acabou sendo curvilíneo demais e as garrafas emagreceram, se tornando o padrão da Coca-Cola quatro anos depois.
Desde então, a única mudança significativa em 100 anos de história ocorreu em 1957, quando Raymond Loewy e John Ebstein, substituíram o logotipo gravado no vidro por letras brancas aplicadas sobre ele.
Em 1950, apareceu na capa da revista Time, tornando-se no primeiro produto comercial a fazê-lo. Inicialmente, a revista pretendia Robert Woodruff, CEO da empresa na altura, mas recusou a proposta, argumentando que a marca era mais importante e que deveria ser ela a protagonista.
Lendas como Elvis Presley ou Marylin Monroe posaram com este ícone de consumo e arte
Poucos foram capazes de não se deixar seduzir pelos seus encantos e muitas lendas do mundo do cinema, da música, da ciência ou até da política, posaram com a garrafa. Marilyn Monroe, Elvis Presley ou Ray Charles foram beijados por este símbolo de consumo e arte.
Uma garrafa que deixa “marca”
Em 1977, o Instituto de Patentes e Marcas dos Estados Unidos da América admitiu o registo como marca, um facto excecional que só foi repetido com algumas embalagens ao longo da história.
Além disso, em maio de 2008, foi reconhecida como uma marca tridimensional no Japão, sendo a primeira vez que uma forma era admitida como marca, sem um logótipo que a acompanhasse.
Comentários