Publicidade
Citroën Ami, Fiat Topolino e Opel Rocks-e os novos mini elétricos
Carros são objetos lúdicos. Deve ser por isso que as pessoas sorriem ao se deparar com o Citroën Ami, Fiat Topolino e Opel Rocks-e, as novas apostas em mobilidade urbana na Europa, veículos cujos designs e formas mais lembram brinquedos infantis. Os 3 lançamentos globais da Stellantis (empresa do Grupo Fiat que engloba Citroën, Fiat e Opel)
Citroën Ami
Ami é um carro urbano para o que se convencionou chamar de “última milha”, ou seja: pequenas distâncias que pessoas precisam percorrer para ir a lugares em que os meios de transporte tradicionais não chegam, por falta de espaço ou circulação proibida.
O veículo ideal para serviços de delivery e carsharing. Na Europa, onde já é comercializado, ele é comparado a um scooter, dispensando carteira de motorista e pagamento para estacionar.
Fiat Topolino
O Topolino é a reedição do modelo, que resgata um ícone italiano, que remete à primeira geração do Fiat 500, feito de 1936 a 1955. Uma das curiosidades é que Topolino era o nome do Mickey Mouse na Itália, o que certamente combina com o visual do carrinho.
O modelo da marca italiana é uma versão rebatizada do carrinho da marca francesa.
Usando o Citroën como base, o Fiat Topolino deve precisar de 3h em conectado na tomada para receber uma carga completa em sua bateria de 5,5 kWh. Com isso, são cerca de 75 km de autonomia. Assim, na Europa ele não é classificado como automóvel, mas como um quadriciclo. Na França, pode ser guiado por adolescentes a partir dos 14 anos ou idosos.
Opel Rocks-e
O Opel Rocks-e está disponível inicialmente no mercado alemão, sendo exatamente igual ao Citroën Ami, comercializado na França e outros países europeus.
Além da versão para dois ocupantes, existe a opção de maior espaço para cargas, destinada a profissionais ou particulares com necessidade de transportar volumes com pouco mais de 400 litros e com até 140 kg de massa, em que a área do passageiro é convertida num espaço de cargas.
Comentários