Publicidade
Bombril, Hitler e Sutiã Valisere: Os 5 melhores comerciais de Washington Olivetto
Washington Olivetto é um publicitário, responsável por criar algumas das campanhas mais famosas e importantes da publicidade brasileira.
Ele nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo, e foi seu pai quem o inspirou a seguir carreira na publicidade. Ele, então, entrou na faculdade de publicidade na Fundação Álvares Penteado, mas não concluiu o curso.
O publicitário, no entanto, iniciou sua carreira já aos dezoito anos de idade, em 1969, como redator de uma agência publicitária. Onde, a princípio, foi para procurar vaga de estágio após ter o pneu do seu carro furado justamente em frente à empresa.
Após três meses trabalhando para a agência, Washington produziu seu primeiro comercial para a Deca que, conquistou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, em 1973.
Um ano depois, ele foi responsável pelo filme “Homem com mais de quarenta” que ganhou o prêmio de Leão de Ouro da Publicidade Nacional, também em Cannes.
Nessa época, ele havia ido trabalhar na DPZ, uma das mais conhecidas agências de publicidade do país. Lá, fez dupla com o diretor de arte Francesc Petit e, juntos, fizeram muitos trabalhos premiados.
Para que você tenha ideia, eles foram os responsáveis pelo surgimento do garoto-propaganda da Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno, que acabou parando no Guinness Book como o garoto-propaganda que ficou mais tempo no ar. Afinal, foram mais de 30 anos de parceria e mais de 340 filmes comerciais produzidos!
Hitler e Folha de S. Paulo
Um dos mais famosos e premiados comerciais brasileiros foi feito por Olivetto para a Folha de S. Paulo. Na criação, aparecem diversos dados positivos de um governo e, em seguida, é revelado que o governante que conseguiu tais números era Adolf Hitler. Com isso, surge a mensagem: “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.
Meu primeiro Sutiã Valisere
Apenas dois comerciais brasileiros constam na lista dos 100 maiores do mundo. Um deles é o da Folha de S. Paulo e o outro também foi criação de Olivetto: o do sutiã Valisere. Nele aparece uma menina de 11 anos experimentando seu primeiro sutiã. Polêmica, a propaganda mostra a criança seminua e o próprio publicitário disse em entrevista a Jô Soares que, se fosse hoje, a peça não seria aprovada nos Estados Unidos.
Bombril e Carlos Moreno, o mais famoso garoto propaganda da história
O rosto de Carlos Moreno se tornou um dos maiores símbolos da Bombril. Não é para menos. Afinal, foram mais de 30 anos desta parceria no ar – o que rendeu o Guiness Book de garoto propaganda mais longevo. Essa cinergia de 1001 utilidades teve, claro, o dedo de Washington Olivetto.
Amaciante Mon Bijou
Um dos produtos da linha Bombril, o amaciante Mon Bijou teria em seu comercial, claro, Carlos Moreno como protagonista. Nele, são listadas algumas “qualidades” do concorrente mas, em seguida, mostra porque o Mon Bijou é melhor.
O Cachorrinho Salsicha da Turbogás Cofap
Amortecedor Turbogás Cofap, o melhor amigo do seu carro e do dono do carro. Mais inesquecível que este slogan só o simpático “doguinho” que estrelava as propagandas do produto. O impacto deste garoto propaganda bom para cachorro foi tanto que até hoje pessoas chamam a raça Dachshund, o popular salsicha, de Cofap.
Comentários