Publicidade
As logos do Governo Brasileiro de Collor (1990) até Lula (2023)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do País em cerimônia de posse realizada no dia 1º de janeiro em Brasília. No evento também foi apresentada a nova marca do Governo Federal, que carrega o slogan “União e Reconstrução”.
Desde de 1990 a SECOM (Secretaria de Comunicação do Governo Federal) promove a criação das identidades visuais dos governos federal do brasileiro
Veja a evolução das logos ao longo dos anos desde o Governo de Color (1990) até o terceiro governo Lula (2023).
Governo Fernando Collor (1990 – 1992)
No governo de Fernando Collor, foi criado a logo com a bandeira do Brasil minimalista e escrito Governo do Brasil, com fundo azul escuro. A logo foi usada por apenas 2 anos até o Impeachment do presidente em 1992.
Governo Itamar Franco (1992 – 1994)
Itamar Franco era o vice presidente no governo Collor e assumiu após o Impeachment. Para o governo Itamar foi usado o triangulo, também presente na bandeira mineira, já que Itamar era mineiro, a bandeira do Brasil minimalista e o nome “Brasil” e o slogan “União de Todos”, com o objetivo de unificar o pais após esse momento difícil que o país passou.
Governo Fernando Henrique Cardoso (1995 – 1998)
No primeiro governo Fernando Henrique Cardoso, que assumiu em 1995, utilizava o brasão da republica no quadro amarelo e “Brasil, Governo Federal”, num fundo azul. Era parecida com a criada para a campanha presidencial e que segue a tipografia do partido.
Governo Fernando Henrique Cardoso (1999 – 2002)
No segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, foi utilizado o apenas o termo “Governo Federal” em azul, e o slogan “Trabalhando em todo o Brasil” em preto. E as faixas em verde e amarelo nas laterais. Sua forma horizontal sugere a grandiosidade do país e, “fora da caixa”, sugere também uma instituição voltada para todos.
Governo Luis Inácio Lula da Silva(2003 – 2010)
O governo Lula, foi um marco em relação a identidade visual. Aqui tentou-se representar toda a diversidade cultural e a miscigenação do povo brasileiro. As letras BRA, com as cores azul, amarelo e verde respectivamente, sugerem as cores do Brasil. no “A” a representação da bandeira do país. Já o SIL, nas cores branco, preto e vermelho o seu povo, formado por brancos, negros e indígenas. Essa logo vou usada nos 8 anos de governo.
Governo Dilma Rousseff (2011 – 2016)
O governo Dilma, seguiu como uma continuação do governo de Lula, tendo em vista que ambos eram do mesmo partido, o PT. Aqui temos uma semelhança na tipografia, porém buscou-se substituir a ideia de diversidade por algo solido como uma nação. Utilizando o verde e amarelo quase que em sua totalidade com apenas o detalhe da bandeira no “A”, como na logo do governo anterior. O slogan “País rico é país sem pobreza”, sugere o sucesso do governo anterior em reduzir a desigualdade e a pobreza no nosso país.
Dilma foi reeleita em 2014, e também houve uma pequena mudança no logo, alterando o slogan para “Pátria Educadora”. Entre os planos de governo estavam o investimento em educação superior e ensino profissionalizante, o que sugeriu essa alteração.
Governo Michel Temer (2016 – 2018)
Em 2016, o governo Dilma sofre um Impeachment, assim como o governo Collor (1990-1992), o que coloca na presidência da republica seu vice, Michel Temer. Essa nova identidade passa a ser majoritariamente azul, com a esfera central da bandeira do Brasil, escrito “Ordem e Progresso”. A ideia dessa logo era claramente contrapor o verde e amarelo de Dilma, bem como mostrar um posicionamento mais voltado a “Ordem e Progresso”, ou seja, Representava que o governo estava disposto a “Reorganizar” o Brasil, após o Impeachment, e recolocando o país de volta aos trilhos do “Progresso”.
Governo Jair Messias Bolsonaro (2019 – 2022)
Em 2019, assumiria Jair Messias Bolsonaro, governo que tinha uma “ligação” com o nacionalismo representado e defendido pelos militares e presente já no seu slogan “Pátria Amada, Brasil”. A marca do governo claramente simboliza a esperança que nasce com o sol de cada manhã, que ilumina os caminhos que esse novo Brasil vai trilhar de agora em diante.
Essa identidade atuava de forma coerente, com as promessas e a postura do governo assim que eleito: Sem extravagancias, tentando fugir das semelhanças dos governos anteriores e prometendo a esperança de um futuro melhor, sem os “erros” dos governos anteriores que o levaram ao Impeachment de Collor e Dilma.
Governo Luis Inácio Lula da Silva (2023)
A nova logo do governo Lula em 2023, traz novamente a diversidade como tema central, fazendo quase que uma releitura da identidade visual de 2003. Agora de forma mais simétrica, representando igualdade entre todas as formas.
As letras funcionam como peças coloridas, como um quebra cabeça que se conecta e se unem formando um todo. As cores vermelha e preta, voltam a fazer parte da logo representando a miscigenação do povo que em 2003 representavam os negros (cor preta) e os índios (cor vermelha), assim como funcionam, de forma a neutralizar o excesso de “Azul, verde e amarelo”, também representa a cor do partido dos trabalhadores. Minha critica aqui vai a ausência do branco, afinal somos “brancos, negros e índios”.
O slogan “União e Reconstrução”, faz uma critica ao governo anterior. A eleição foi polarizada em 2022, com apenas 2 milhões de votos a mais ao Lula contra Bolsonaro. A palavra “União” sugere a busca por uma aproximação entre os 2 lados e a palavra “Reconstrução”, como se algo foi “destruído”, nos governos Temer e Bolsonaro, e que será “Reconstruído” o que eu achei uma péssima ideia. Achei o slogan ruim, não promove a união e sim uma guerra de egos.
Comentários