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As 10 logos mais incríveis do mundo e seus significados
Os melhores logos do mundo não nasceram da noite para o dia. Uma logo não é apenas um símbolo ou uma tipografia, mas sim a combinação de ações, valores de marca, produtos e serviços tangíveis e a forma como eles impactam a mente dos consumidores ao longo do tempo, que realmente fazem com que um logo seja memorável e icônico.
01. Apple
Nenhuma lista de “melhores logos” é completa sem o renomado símbolo da Apple, que certamente é um dos logos — e negócios — mais reconhecidos e confiáveis da atualidade. O design da maçã mordida que conhecemos hoje foi criado pelo designer Rob Janoff em 1977, como um redesign do logo original (criado em 1976) que mostrava Isaac Newton sob uma macieira.
Em sua primeira versão, o logo em forma de maçã tinha faixas do arco-íris nítidas, já que a Apple tinha acabado de lançar o primeiro computador doméstico que exibia gráficos coloridos. Somente quando o iMac foi lançado, em 1998, o logo passou a ser todo preto — uma versão mais elegante e moderna (hoje cinza).
De acordo com Janoff, ele planejou estrategicamente a maçã com a mordida para diferenciá-la de uma cereja, especialmente quando a exibição é feita em um tamanho menor — algo importante a ser lembrado ao criar seu logo. Simples, eficaz e instantaneamente perceptível, este é um dos logos mais famosos do mundo e sinônimo de seus produtos e identidade de marca.
02. Nike
Não importa onde você more ou que idioma você fale, o inconfundível swoosh da Nike pode ser identificado em qualquer lugar. Indiscutivelmente um dos melhores logos de todos os tempos, ele foi criado por Carolyn Davidson, uma estudante que na época recebeu US$ 35,00 por seu design (não se preocupe, ela já compensou seu trabalho).
Um design abstrato que lembra um “sinal de visto”, ele simboliza movimento e velocidade, incorporando exatamente a essência da marca. Diz-se que Davidson também queria que o logo se assemelhasse a uma asa em homenagem à deusa grega da vitória, de quem a Nike recebeu o nome. Embora o design do logo não tenha sido um sucesso imediato, após anos de esforços bem-sucedidos de branding, ele se tornou sinônimo de inovação, inspiração e espírito esportivo.
03. FedEx
Talvez você não saiba, mas há uma imagem oculta no logo da FedEx — e uma vez que você a perceba, ela nunca mais deixará de chamar a sua atenção. Escondida perfeitamente entre o espaço negativo do “E” e do “x”, há uma seta que resume a marca e seus valores. É um exemplo de logo em que a genialidade está na simplicidade.
Criado por Lindon Leader, o logo ganhou vários prêmios e foi considerado um dos vinte designs que definiram o mundo moderno. O logo da FedEx também é um ótimo exemplo de como o espaço negativo pode ser usado efetivamente no design para transmitir a mensagem da marca.
04. Shell
Um dos melhores exemplos de simetria, o logo da Shell é o coração da identidade da empresa. A famosa concha é, segundo a Shell, a “encarnação física do que defendemos e de como nossa marca evoluiu ao longo do tempo. Quando a Royal Dutch Petroleum Company e a Shell Transport and Trading se fundiram em 1907, a marca e o logo desta última tornaram-se o nome e o emblema do novo Royal Dutch Shell Group, que permanece assim até hoje”.
A concha clássica passou por várias transformações ao longo dos anos, mas sempre mantendo os valores da marca e a consistência com o mesmo e reconhecível esquema de cores vermelho e amarelo. Uma das empresas multinacionais de petróleo e gás mais sólidas do mercado, o logo da Shell é fundamental para a marca e seu sucesso comercial.
05. Mastercard
O que em 1966 começou como a Interbank Card Association evoluiu para a Mastercard, cujos célebres círculos vermelho e laranja em diagrama de Venn todos conhecemos. Um ótimo exemplo de logo que passou por transformações mínimas ao longo do tempo, são a consistência e a simplicidade que o tornam tão icônico.
O logo manteve o esquema de cores em suas diversas adaptações (com pequenos ajustes de tonalidade), e na versão mais recente é conhecido como o “símbolo da Mastercard”, aparecendo sem texto algum. O logo ressoa imediatamente tanto para empresas quanto para consumidores, indicando onde a forma de pagamento é aceita.
06. Adidas
Quando você vê três listras paralelas, é difícil não pensar na Adidas — que, na verdade, tem três versões do seu logo geométrico. Originalmente chamada “Dassler Shoes”, a marca esportiva global tem uma história complexa e está intrinsecamente ligada a uma marca rival, a Puma. Na verdade, as marcas são de propriedade de dois irmãos —a Adidas de Adolf Dassler, e a Puma de Rudolph Dassler — que estão numa disputa há mais de 70 anos.
A marca, que começou com calçados esportivos, colocou três listras na lateral de todos os modelos de calçados, incluindo o famoso par usado pelo corredor Jesse Owens, vencedor das Olimpíadas de 1933. Somente em 1971 foi lançado o novo logo trifólio da Adidas, que manteve as mesmas três listras, mas que agora representavam a América do Norte, Europa e Ásia, onde os produtos da marca eram vendidos. Há mais duas versões do logo de três listras — o com formato de “montanha” e o círculo.
Embora o logo tenha sofrido transformações, as três listras que simbolizam a marca sempre permaneceram. A Adidas tem uma identidade inconfundível e consumidores de todo o mundo são fiéis à marca. Na mesma linha, o design de seu logo é simples e poderoso, e se tornou um símbolo influente.
07. Airbnb
O projeto que começou com a proposta de ajudar a pagar o aluguel se transformou em uma marca global que mudou a forma de viajar. Durante o planejamento para criar um logo que capturasse perfeitamente não apenas a identidade da marca, mas também seus valores, o AirBnb queria um símbolo que pudesse ser reconhecido em qualquer idioma ou local.
O que torna o logo do Airbnb único é que ele é tão importante para a marca quanto para seus usuários. O objetivo era que os proprietários que abrissem suas casas para os hóspedes sentissem orgulho e confiança ao trabalhar com o logo.
Conhecido como Bélo, a empresa define o emblema como “símbolo universal de pertencimento”. Com design inclusivo e moderno, é um exemplo de logo minimalista que, na verdade, contém uma combinação de quatro outros símbolos (a cabeça de uma pessoa, um coração, uma seta de localização e a letra A) para unir de forma perfeita as ideias principais por trás da marca.
08. Chanel
Com um design admirado e considerado símbolo de sofisticação, o logo da Chanel é digno de ser considerado um dos melhores. Assim como a elegância e o estilo atemporais da marca francesa, o logo da Chanel nunca mudou e exala o refinamento da própria designer fundadora, Coco Chanel. Acredita-se que os dois C’s entrelaçados e opostos representam seu nome.
O logo monocromático traduz a mesma simplicidade elegante das criações, reproduzindo as formas geométricas e linhas limpas usadas em todos os projetos da marca (vistas em algumas das bolsas mais icônicas de todos os tempos, por exemplo).
O logo luxuoso em preto e branco aparece em duas formas: texto preto em fundo branco ou texto branco em fundo preto. Independentemente da versão usada, ele está sempre em voga.
09. Starbucks
Quando você vê este logo, quase consegue sentir o cheiro do café ou ouvir um barista pronunciando errado o seu nome. Sinônimo de marca inovadora, a Starbucks transformou a maneira como bebemos café. Embora o logo original tenha sofrido algumas alterações ao longo do tempo, a ideia básica permaneceu e, com a sereia de cauda dupla, tornou-se um ícone.
Talvez seja a paleta de cores verde e branca ou o rosto ligeiramente imperfeito da sereia que tornam o logo tão memorável e um dos mais identificáveis do mundo. A versão mais recente do design não usa mais a marca dentro do círculo ou as estrelas, mas sim uma versão simplificada destacando sereia.
10. Pringles
Um exemplo perfeito de logo de mascote, conhecido como “Mr. Pringle”, ele é o adorável porta-voz da marca e foi criado em 1967 (embora houve uma controvérsia recente de que seu verdadeiro nome seria Julius Pringle). Suas características faciais e seus cabelos passaram por várias mudanças desde o início, mas seu bigode permaneceu intacto (exceto uma vez, quando se barbeou em apoio ao Novembro Azul).
Em 2020, o Mr. Pringle ganhou um novo visual seguindo a tendência de logos simplificados que observou-se em outras marcas, como Uber e Netflix. A versão minimalista do Sr. Pringle perdeu o cabelo, mas ganhou sobrancelhas e uma gravata borboleta um pouco mais refinada. Além disso, a palavra “Pringles” foi mantida, só que em tamanho reduzido.
Infelizmente, o novo Mr. Pringle não foi bem recebido, já que os consumidores preferiam a versão original do logo. Independentemente da breve repercussão, não há mal nenhum em modernizar seu logo (recomenda-se fazê-lo a cada 5 anos) para garantir que sua marca permaneça sempre atual. Mas lembre-se: a consistência é fundamental, o que significa que você deve considerar alguns ajustes sutis, e não um redesign completo.
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