Publicidade
Você sabe quais as principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade?
O Dia do Publicitário é comemorado, no Brasil, em 1º de fevereiro, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto, aliás, regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.
A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.
A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.
Nas redações dos jornais, por exemplo, por terem experiência para trabalhar com textos, os jornalistas eram os responsáveis também por criar anúncios. Com a regulamentação da profissão de publicitário, as funções foram separadas e os profissionais do jornalismo passaram a se dedicar apenas ao conteúdo noticioso dos periódicos.
Você sabe quais as principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade?
Em uma agência, o profissional da propaganda pode atuar nas áreas relacionadas a seguir:
Atendimento
O setor de atendimento é o responsável por compreender as necessidades dos clientes, criar briefings e propor projetos. O profissional que atua nessa área também precisa levantar dados que servirão como base para compor uma campanha.
Criação
A área de criação é a que “coloca a mão na massa” para desenvolver as campanhas publicitárias, sendo uma das mais visadas por quem se forma em Publicidade e Propaganda. Nesse setor, ainda há subclassificações, como os diretores de arte, arte-finalistas, redatores, social medias etc. Como existem muitas pessoas trabalhando em um mesmo projeto, há a necessidade de alguém para coordenar a equipe na agência.
Mídia
O profissional de mídia é aquele que analisa em quais veículos de comunicação uma campanha deve ser veiculada para obter êxito. São eles que verificam se vale a pena inserir um comercial na televisão, em uma revista, nas redes sociais, no rádio etc. Também negociam com as emissoras e demais veículos para definir valores da compra de espaço publicitário, bem como os horários em que as inserções serão realizadas.
Marketing
O marketing enxerga a campanha publicitária como um todo, verificando também questões como o preço, o ponto de venda e o impacto que as promoções geram nos clientes. É necessário agir com estratégia para verificar os canais de distribuição mais adequados, a maneira como as campanhas publicitárias são produzidas e o público que se pretende atingir.
Pesquisa de público
Para que uma campanha publicitária seja bem-sucedida, é necessário ter um conhecimento aprofundado do público e das personas da marca. Assim sendo, o publicitário, além de outros profissionais da comunicação, como os de relações-públicas, pode atuar na condução de pesquisas.
A ideia é que se possa avaliar as necessidades e anseios do público-alvo a fim de descobrir como determinado produto ou serviço pode saná-las e trabalhar isso nas campanhas.
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