Publicidade
Banksy, gênio ou vândalo? O grande artista das artes de protesto das rua britânicas
Banksy é um artista de rua e pintor de graffiti britânico que combina críticas sociais e linguagem satírica em seus trabalhos, espalhados pelos muros de todo o mundo. A verdadeira identidade dele é desconhecida, mas sabe-se que nasceu na cidade de Bristol por volta de 1974 ou 1975.
O artista das noites
A técnica utilizada por Banksy em suas obras é o estêncil. Ela consiste em desenhar em um determinado material (papelão ou acetato, por exemplo) e recortar esse desenho posteriormente, deixando apenas seu formato. Como as intervenções artísticas do britânico sempre acontecem à noite para preservar sua identidade, essa espécie de molde permite que ele pinte rapidamente, sem precisar criar a arte do início.
Feitas apenas com tinta preta e branca e, às vezes, algum toque de cor, as obras do artista ocupam prédios, muros, pontes e até vagões de trem da Inglaterra, França, Áustria, Estados Unidos, Austrália e Palestina. Todas são carregadas de questionamentos socioculturais e críticas ao capitalismo e à guerra.
As impactantes obras de Banksy
Ao contrário de outros artistas, Banksy não vende suas obras. No documentário “Exit to the Gift Shop”, ele justifica dizendo que, diferentemente da arte convencional, a arte de rua só dura enquanto é documentada em fotografias.
Comentários