Aumentos Mind
Pesquisar
  • Categorias
    • Arte Urbana
    • Artes Gráficas
    • Cinema
    • Propagandas Clássicas
    • Design
    • Produtos
    • Ilustração
    • Criatividade
    • Collabs
    • Moda
    • Fotografia
    • Comercial de TV
    • Marketing
    • Embalagens
    • Carros
    • automoveis
  • Vídeos
  • Sobre
  • Contato

Publicidade

Guaraná Taí – “Gostoso como um Beijo”, propaganda clássica de 1982

Guaraná Taí – “Gostoso como um Beijo”, propaganda clássica de 1982

 22 de julho de 2022 Comercial de TV Criatividade Marketing Propaganda Propagandas Clássicas Publicidade

Nos anos 80 tínhamos uma grande “guerra dos guaranás”, o mercado era dividido entre o Guaraná Antarctica e Guaraná Brahma. Sim é estranho hoje pensar que tanto Brahma como Antarctica estavam em lados opostos e eram as grandes concorrentes do mercado de bebidas, em especial de cervejas e guaranás. Claro, que haviam vários concorrentes locais, a logística dos anos 80 permitia o surgimento dos refrigerantes locais, em especial guaranás, mas a Coca-Cola não queria ficar fora dessa disputa.

O Guaraná Taí surgiu a partir da fórmula criada em 1950, a marca foi lançada em agosto de 1979. Substitui, na época, a versão de Guaraná da Fanta, sendo parte de uma ação da The Coca-Cola Company para evitar ter marcas muito parecidas pudessem se canibalizar na preferência do consumidor.

Durante os anos em que foi o principal Guaraná da Coca-Cola, o Taí teve diferentes tamanhos, com versões em lata, garrafa de vidro de 300ml e 1L e a única que ainda é vendida, a garrafa PET de 2L. Em 1995, época que teve um relançamento e ganhou uma versão diet, tinha 3,3% da participação do mercado. O Guaraná Taí possuí um sabor muito parecido com o Guaraná Kuat, que também é produzido pela Coca-Cola e que assumiu o posto de principal Guaraná da Coca-Cola. Apesar da predominância do Kuat na maior parte dos estados brasileiros, o Taí ainda é encontrado, sobretudo em Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás. no sul do Rio de Janeiro e no interior e capital de São Paulo.

Já a campanha “Gostoso como um Beijo” de Guaraná Taí, foi lançada em 1982 pela agência de publicidade DPZ, fazia uma link a pré-adolescência e a descoberta do primeiro “amor” e o refrigerante (cheio de açúcar) que era doce e gostoso como um beijo. É um dos comerciais mais icônicos da década de 80, pois mexia com o emocional e quebrava barreiras a mostrar um beijo de “crianças”, mesmo que no rosto e ingênuo que marca essa fase da vida.

 

Adolescência Beijo Coca-Cola Comercial Antigo Comercial de TV Guaraná Guaraná Tái Propaganda Propaganda Antiga Propaganda Clássica Publicidade

Comentários

Posts Relacionados

Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt

Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt

Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade

Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade

A Potência do Chip M4 Ganha Vida com Esporte e Elegância na Nova Campanha da Apple

A Potência do Chip M4 Ganha Vida com Esporte e Elegância na Nova Campanha da Apple

Post Anterior Greenpeace The Lonely Shark – ONG alerta para ameaças a tubarões
Próximo Post Heinz e a Spoon Friez para os amantes do molho
Google News

Publicidade

Séries

  • Histórias das Marcas
  • Propagandas Clássicas

Publicações Recentes

Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone
Mocha Mousse: A Cor de 2025 Revelada pela Pantone Design, Moda, Pantone, Pintura,
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt
Monstro vs. Robô: A Batalha Interrompida pelo Design do Novo Citroën Basalt Automóveis, Campanha, Carros, Citroën, Comercial de TV, Criatividade, Humor, Marcas, Marketing, Propaganda, Publicidade, Tecnologia,
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade
Coca-Cola e a IA no Natal: Polêmica, Inovação e o Futuro da Publicidade Artes Digitais, Bebidas, Campanha, Celebração, Coca-Cola, Comercial de Natal, Comercial de TV, Criatividade, Cultura Pop, Fim de Ano, Inteligência Artificial, Marcas, Marketing, Propaganda, Propagandas Clássicas, Publicidade, Refrigerantes,
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank
Joey Tribbiani, de “Friends”, brilha em nova campanha nostálgica do Nubank Aplicativos, Campanha, Collab, Comercial de TV, Cultura Pop, Entretenimento, Famosos, Finanças, Humor, Instituições Financeiras, Nubank, Propaganda, Séries, Televisão,
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino
Natal Disney: Quando a Magia e o Inusitado se Encontram com Taika Waititi e o Polvo Natalino Animação, Campanha, Celebração, Cinema, Crianças, Criatividade, Cultura Pop, Curta-metragem, Disney, Disney Animation, Entretenimento, Festa, Fim de Ano, Natura,

Categorias

  • Arte Urbana
  • Artes Gráficas
  • automoveis
  • Carros
  • Cinema
  • Collabs
  • Comercial de TV
  • Criatividade
  • Design
  • Embalagens
  • Fotografia
  • Ilustração
  • Marketing
  • Moda
  • Produtos
  • Propagandas Clássicas

Publicidade

Aumentos Mind

Inspirações sobre design, publicidade, internet, artes gráficas, criatividade e interatividade.

Categorias

  • Design
  • Produtos
  • Ilustração
  • Artes Gráficas
  • Criatividade

Links

  • Quem Somos
  • Vídeos
  • Contato
Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao autor. 2010-2025© | Política de Privacidade.