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O que é Design Minimalista?
A origem do design minimalista é recente e vem da primeira metade do século 20, sobre forte influência dos movimentos artísticos o “De Stijl” (ou “o estilo” em português) e o Bauhaus (formada pela junção de “bauen” [“para construir”] e “haus” [“casa”]). Ambos surgiram na Europa pós primeira guerra mundial e se assemelhavam por terem uma visão interdisciplinar.
As principais características do design minimalista são:
– A Simplicidade, utilização de poucos elementos, criando um visual “clean” com valorização dos espaços em branco;
– Contraste de cores, com uso de cores primárias e tons neutros;
– Tipografia simples e limpa, com espessura fina e sem serifas;
– Utilização de linhas verticais ou horizontais e formas geométricas básicas como retângulos e círculos;
– Organização e equilíbrio entre os elementos.
No design minimalista
Cores
As cores são bem definidas e chapadas, sem uso do degradê. Utilização do flat design ou “cores chapadas”, design plano.
As cores desempenham funções sensoriais. A ideia é que além de harmonia, as cores também transmitam sensações ao público.
Elementos
As marcas com conceito minimalista apostam em poucas informações.
Tipográfia
A tipografia tem por opção, fontes mais legíveis e limpas e, em sua maioria, sem serifa.
Alinhamento
O alinhamento das grades, mais do que nunca, são necessárias. A disposição de elementos na tendência minimalista visa a organizar os elementos de maneira a deixá-los organizados. Já as áreas de respiro são essenciais no design minimalista.
Filosofia minimalista
Em 1947, o arquiteto Ludwig Mies Van der Rohe fez a seguinte citação “menos é mais”, resumiu de forma precisa a filosofia do que ficou conhecido também como minimalismo.
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