Publicidade
85 anos de Guernica a grande obra de Pablo Picasso
Guernica de Picasso é uma das mais famosas pinturas do século XX, foram além das fronteiras da arte, sendo até hoje referência ao retratar como poucos os horrores da guerra, mesmo chegando aos 85 anos de sua criação.
O momento em que Guernica foi criada era, segundo Pablo Picasso, “a pior época da sua vida” tanto no campo artístico, quando no pessoal. Para terem uma ideia, ele havia recebido uma encomenda para criar um afresco destinado ao Pavilhão Espanhol na Exposição Internacional, celebrada naquele ano em Paris. Mas até aquele momento, o artista não tinha nenhuma inspiração sobre o que fazer.
Entretanto, tudo mudou ao receber notícias sobre os ocorridos na Espanha. Importante lembrar que ele já vivia há algum tempo em Paris. Foi em abril de 1937 (mesmo ano da criação de Guernica), que Picasso soube do ataque feito na cidade de Guernica, no País Basco. A Espanha estava em meio a Guerra Civil, que acabou com a ascensão do General Franco ao poder. Durante o conflito, que envolvia as forças republicanas, contra as totalitárias, a Alemanha nazista e a Itália fascista ofereceram apoio às forças franquistas.
Guernica é um painel que conta com grandes dimensões, 7.76 metros de comprimento e 3.49 metros de altura. Uma obra pintada a óleo sobre tela e que para muitos especialistas é uma das grandes representações da pintura moderna. Além do cubismo, traz características do realismo. Picasso levou apenas 5 semanas para concluir a obra que foi exposta em Paris, no pavilhão espanhol durante a exposição internacional. O obra esteve em diversas exposições pelo mundo, mas sua casa temporária era o MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York). Ele ficou lá até o fim da ditadura de Franco, em 1981. Atualmente a obra encontra-se no Museu Nacional de Arte Rainha Sofia em Madrid.
Comentários